DestaqueMundo NovoNotíciasPolítica

Mundo Novo: Vereadores mirins destacam reforma trabalhista

11 alunos das escolas públicas e particulares do 9º ano

O Parlamento Escolar, formado por alunos do 9º ano das escolas públicas e particulares estiveram reunidos na manhã de quinta-feira ( 31) às 9h para sessão, que teve como destaque a Reforma Trabalhista como tema primordial, que foi aprovado pelos congressistas e sancionado pela presidência, para o mês de novembro ser vigorado.
O tema é previamente acordado entre os vereadores mirins e a mesa diretora da Câmara Municipal. Com auxílio da coordenação de cada escola, os representantes das unidades escolares apresentam em tribuna livre, o que pode ser positivo e negativo em cada tema, e livres para manifestar em outras vertentes, preferencialmente de ações do Executivo.
O Plenário da Câmara contou com a presença dos vereadores Gessé Ferreira, Paulão do PV, Nilva Ramos e o presidente Gildo Amaral, diretores, coordenadores, professores e alunos que cursam o último ano do ensino fundamental.
Para a professora da Escola Municipal Carlos Chagas, Vilma Joelma dos santos Mazarão- 47, a inciativa do Legislativo está produzindo efeitos em promover alunos mais exigentes e de comportamento diferenciado, que tem direitos e sabem reivindicar, “pela política que se garante o futuro”.
Aluna Maria Vitória da Escola Estadual Castelo Branco, que participa da primeira sessão, mesmo de família não voltada para política, tem revelado da responsabilidade com o primeiro voto, consolidando na apreciação de que o futuro depende da participação e interesse por dias melhores.
“A comunidade escolar teve êxito com os alunos se interessando pelos temas polêmicos da nação e conhecer o que está se produzindo em prol o município, além de expor as ações do colégio. Estão surpreendendo pela oratória e no posicionamento de defender o que pensa; levando aos familiares e amigos a política e suas consequências”, comentou o professor de matemática da Escola Estadual Marechal Rondon, Alexandre Hideaki Nakata.
A diretora da Escola Estadual Iolanda Ally, Ezane Petrona Azevedo-38, tem classificado como positivo: críticos e exigentes os alunos foram eleitos para defender os interesses da unidade escolar e da comunidade. “A coordenação atua respeitando o ponto de vista do aluno, auxiliando na sua postura e nas colocações das palavras, com dialeto que seja compreensível pela maioria e contribuindo com debates e pesquisas de temas, consolidado para os melhores resultados”.
O presidente da Casa de Leis, Gildo Amaral, antes de iniciar a sessão, proferiu com agradecimentos aos presentes e convidou os vereadores mirins para se posicionar a mesa, iniciando pelos membros da mesa diretora: Presidente, Gustavo Raimond da Escola Adventista, seguido pelo vice-presidente, Bruno Rafael Mendonça da Escola Estadual Castelo Branco, 1ª secretária Andressa França Correia também da Escola Estadual Castelo Branco e 2ª secretária Ana Caroline Meire Garcia da Escola Estadual Iolanda Ally, completando a Mesa Diretora. Os demais alunos que formam o parlamento mirim são: Karina Gomes Massamboni, Ruti Costa Dutra da Escola Estadual Iolanda Ally, Noemi Costa Dutra da Escola Municipal Carlos Chagas, Lucas Eduardo Herrero Damin da Escola do Mickey, Hállan Bruno de Souza Cruz, Khetllyn Kawani da Cruz Silva da Escola Estadual Marechal Rondon e Ana Carolina da Silva da Escola Estadual Terezinha Mendonça dos Santos.
Logo após, foi abordado alguns pontos da atuação do vereador em fiscalizar os atos do Executivo e criar leis que beneficiem a comunidade. Gildo, ressaltou que o gerenciador de projetos: obras, saúde, educação, esporte, lazer, geração de empregos e uma cidade melhor visualizada é o prefeito e sua equipe administrativa. “Se cada projeto for gerenciado com êxito é honraria do Executivo ou pelo contrário. Sendo de competência dos vereadores exigir através da leis que os recursos sejam gerenciados com responsabilidade”.
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close