DestaqueEsporte

Olimpíada Rio 2016

Os Jogos Olímpicos de 2016 oficialmente chamados Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016, é um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha da sede foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em CopenhagueDinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.

Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos de Verão são realizados sob a presidência de Thomas Bach. Também é a primeira vez que as Olimpíadas são sediadas na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México, em 1968. É ainda a terceira vez que acontecem no hemisfério sul, depois de Melbourne, em  1956 e Sydney, em 2000. Além disso, é também a oitava vez que o Brasil sedia um grande evento multiesportivo.

O evento ocorre entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e a Paralimpíada acontecerá  entre 7 e 18 de setembro. O local de abertura e encerramento é no Estádio do Maracanã, sendo a primeira vez, desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1900 que a Cerimônia de abertura acontece num local diferente de onde serão realizadas as competições de atletismo. Serão realizadas 306 disputas de medalhas em 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, e foram aprovados durante a 121ª Sessão.

A cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016 foi escolhida em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, em votação durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional. Após as eliminações de Chicago e Tóquio, Madri e Rio de Janeiro chegaram à final, sendo que a vencedora foi eleita por maioria dos votos.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close