Brasil / MundoDestaque

Europa foi advertida sobre atentados entre Natal e Ano Novo

A polícia austríaca comunicou, neste sábado (26), que o serviço de inteligência de um país “amigo” alertou diversas capitais europeias sobre a possibilidade de tiroteios ou ataques com bombas nos dias que precedem o Ano Novo. A informação levou corporações policiais em todo o continente a reforçarem suas medidas de segurança.

“Os nomes de vários agressores potenciais foram mencionados. Eles foram checados, mas até agora a investigação com base nessas análises não produziu resultados concretos”, disse a polícia de Viena, em comunicado. A ameaça ganha significado maior pelo fato de seis semanas atrás 130 pessoas terem sido mortas em atentados coordenados em Paris.

“Nas vésperas do Natal um aviso foi enviado a numerosas capitais europeias por um serviço de inteligência ‘amigo’, segundo o qual ataques com explosivos ou tiroteios poderiam ocorrer em áreas de grande aglomeração entre o Natal e o Ano Novo.”

No comunicado, a polícia austríaca não revelou a que país o serviço de inteligência pertence, mas pediu aos cidadãos compreensão pela necessidade de acirrar os controles de segurança no país.

As medidas adicionais incluem a monitoração de áreas de grande concentração, “especialmente em eventos e centros de trânsito”, bem como controles intensivos de identidade e maior atenção a objetos que possam transportar explosivos, tais como bolsas ou quadros de bicicletas.

Um porta-voz do Ministério alemão do Interior explicou que não comentaria sobre situações específicas por “razões operacionais”. “A Alemanha ainda está na mira do terrorismo jihadista”, lembrou. No entanto, o país reviu e adaptou suas medidas de segurança onde era necessário, após os ataques de Paris.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close